sábado, 26 de março de 2011

Blessed be.


Foto: Louise-Bourgeois fotografada por Annie-Leibovitz.

A borboleta confundia-se nos cabelos brancos, branco puríssimo que era, como que dizendo ‘Deus te abençoe!’... E como ele tem abençoado, tem abençoado a velhinha por quase oitenta anos, permitindo que continue andando, mesmo com pernas quase inexistentes, magérrima que é.

Ia ela se curvando, na saída de um açougue, fechando-se como uma flor em botão, corcunda que era, ‘inflorescendo’, e foi então que a borboleta reconhecera-a, abençoando-lhe. Andando no processo contrário da flor ela caminha para uma eternidade desconhecida, ou talvez, inexistente. Mas nós sabemos o que lhe ocorreria: faria parte da terra, como outras flores. E talvez por isso se fechasse em botão.

A pureza do branco, da borboleta branca, do cabelo branco... Todo um preparo para o futuro certo, certamente. A benção divina ficaria então para o próximo florescimento - o onisciente.

Mas ela estava perdendo o perfume, ou melhor, guardando-o. O cheiro dos cemitérios, vou segredar-lhes, é o dos botões que ainda irão brotar, são perfumes guardados por séculos. Existem muitas borboletas por lá.

4 comentários:

  1. Nossa , que divino, tu escreves com essa maestria toda , fazendo a gente ter essa visão tão espetacular dos personagens, senti esse cheiro segredado , cheiro de cemiterios e borboletas que ainda estao em toda a parte , aqui e lá.

    ResponderExcluir
  2. não sei por que, me lembrou Benjamin Button
    essa coisa da velhice se confundir com o fechar de uma rosa, voltando a ser botão... como se a vida preparasse um início novo. Como se a morte fosse apenas algo entre uma forma de vida e outra.
    Ah, Dan, adoro seu blog!
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Dan eu li seu blog, muito lindo o texto
    ti amul

    ResponderExcluir
  4. Só os seus textos tem essa essência,que saudade de ler seus textos ! Um prazer voltar no Erva Venenosa! quanto tempo Dan!
    Os textos por você assinados me são nostálgicos, me recordam o tempo do primeiro ano, as cartas e seus momentos CL. Este, em especial está muito profundo a cada parágrafo e a cada metáfora posta muita sensibilidade ! Parabéns! E uma observação para o seu layout, que tem o mesmo plano de fundo que o meu (:

    ResponderExcluir