domingo, 19 de junho de 2011

Um velório.


Colocaram-na sentada em frente ao caixão da filha morta. Estava com meia-calça até os joelhos, uma bengala na mão direita e os olhos, por trás dos óculos, pousados sobre nada. Era uma velhinha conhecida na cidade, a filha então, conhecidíssima, pois que o cemitério-velho estava cheio. Os habitantes, em sua maioria, com as melhores roupas e sapatos. Era inverno.

Achava tudo lindo, as flores, o local, as pessoas... Flores são sempre bonitas, era agradável ver tantas reunidas. Não compreendia, já fazia algum tempo que a mente repousava na infância - chamava sempre pela mãe, que nunca comparecia... – Não notara a filha morta, nem se lembrava mais de sua existência; via as pessoas todas chorando, sim, mas a única compreensão é de que talvez não estivessem encontrando as próprias mães também, algo que lhe parecia comum nos últimos tempos.

Conversas paralelas sobre nada, comuns, recheavam o lugar, presença completa dos cidadãos ilustremente preocupados com o próprio umbigo, via-se pelos sapatos 'bordadíssimos', era inverno e um velório seria um lugar interessante para mostrá-los...

O enterro saía, certa marcha o acompanhava. Levantaram a velhinha e a levaram dali, era hora de ir embora. No chão, na saída, sobraram alguns grampos de cabelo, grampos comumente usados pelas senhorinhas, tantas outras que também haviam perdido as mães, mas que choravam por outros motivos – não lhes era permitido chamar pelas mães, seria loucura...

E a velhinha, que nem percebeu, continuou achando tudo muito bonito. Talvez algum dia se lembrasse da filha, talvez não, sua única preocupação agora era achar a mãe.

2 comentários:

  1. Aaaai que triste... Dan voce me comoveu agora. Tive uma tia-avó que tinha Auzaimer [?]. Fica no Top 3 das piores doenças, super triste vc nao se lembrar de quem ama.
    [http://pedrowood.blogspot.com]

    ResponderExcluir
  2. Chance de Ouro!

    Olá Dan,
    O Blog Eternus está à procura de Colaboradores para postagens, quem quizer participar da seleção se manifeste no e-mal (jenuinorafah@gmail.com) ou comentários no blog até dia 01/08.

    Serão escolhidos 2 Colaboradores para a Equipe editorial, é a sua grande chance, participe!



    Seria bacana firmar uma parceria com vc, e ver seus posts por lá.


    abraços,
    Rafah
    -----------------------------------------
    Eternus!
    http://eternizadoempalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir