sábado, 16 de maio de 2009

A necessidade de se auto afirmar, a critica.

As pessoas são diferentes e desde sempre o sabemos. Os estilos, as formações, as coisas em comum acabam tornando esse meio menos diverso, ou assim, diverso por inteiro.

A necessidade de se aliar a outros se faz presente desde a infância; a tendência geral é procurar um grupo mais forte ou numeroso, e por mais que nossa vontade seja suprimida, o importante é termos onde nos esconder.

O tempo passa e crescemos, ou ao menos achamos que sim; a partir daí a necessidade muda e se torna essencial se destacar e tomar posicionamentos perante o mundo. Algumas coisas devem ser esquecidas, toda essa transição deixa erros e marcas, muitas vezes vergonhosas e doloridas.

Com isso acreditamos poder julgar, e julgamos na mesma proporção que respiramos; sempre o fizemos, agora porém temos o peso de nossa formação, somos humanos e cidadãos capazes e conscientes...

E tudo é desculpa para justificar o ato de ferir, todos precisamos criticar, machucar e apontar para se auto afirmar, aprendemos a nos erguer por sobre os outros e toda essa escala se torna mais e mais selvagem.

Ousamos dizer que o nosso "lado" é mais correto, agimos com mais ética e nossos erros são mais plausíveis. Bobagem, erros são erros sempre. Se os humanos erram, são todos iguais e pronto.
Todos então tem o direito de se auto afirmar, mas que busquem formas diferentes, já que "pisar" nos outros é violencia infundada.

Cada qual tem sua forma e necessidade de sobreviver, tem o seu modo necessário de preservação do orgulho. Oras, que façamos então do respeito o nosso modo de se auto afirmar, e desta forma seremos notados por uma qualidade. Com as críticas abandonadas, irão também as indisposições e talvez a paz tenha seu lugar.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que diz! Não somos obrigados a nos auto afirmar criticando, pois ninguem é dono a eterna ciencia do que é certo, já que inevitavelmente aprendemos e erramos a cada segundo da nossa vida. Sermos notados por uma qualidade é que faz a vida ter sentido concreto.

    ResponderExcluir
  2. TEMOS QUE ANALISAE NO NOSSO INTERIOR AS NOSSAS CAPACITADES OUVIR AS CRITICAS E MELHORA-LAS SÓ ASSIM HAVERA MELHORAS NA NOSSA PERSONALIDADE, AS DEMAIS OPÇOES, COMO AUTOAAFIRMAÇÃO, SOA SOMENTE COMO UMA DEFESA PELO SER DECADENTE E IMATURO QUE SE É...

    ResponderExcluir